Quem Somos

f2
f3

TABOA BAR

Se existe um ponto de encontro em Bonito (MS), sem dúvida esse local é o Taboa Bar, localizado na Rua Pilad Rebua – a principal rua de Bonito. Há 14 anos, o bar é famoso numa das cidades mais turísticas do Brasil por oferecer a Taboa – uma bebida que em seu formato original é resultado da mistura: cachaça, mel, canela, guaraná em pó e ervas naturais.

Poucas pessoas sabem, mas o local onde bar funciona há 14 anos, foi a sede do primeiro banco de Bonito e da primeira prefeitura da cidade – Cândido Luiz Braga, o primeiro prefeito da cidade (1949) é inclusive avô da proprietária do Taboa, Andréa Braga Fontoura. No Taboa , as pessoas vão poder conhecer um pouco da história do Taboa que também se confunde com a história da cidade. Essa era uma demanda antiga dos turistas porque eles vinham para a cidade e não encontravam referências históricas”, explica Andréa.

Temos um cardápio bastante variado. Onde servimos caldos, lanches, porções, pratos individuais, pratos para 02 pessoas. Drink’s e claro a famosa Taboa. Somos o único bar no mundo. Que produz a sua própria bebida levando o próprio nome. E com licença para exportar.

Também é tradição do bar permitir aos clientes escrever em suas paredes. Deixando seus nomes, recados, e saudades de um lugar único. Bonito. Com sabor próprio. Taboa.

O ambiente dentro e fora do Taboa é extremamente agradável. Com sua forte personalidade estampada em sua decoração. Bambu, palha de ratata, palha de Taboa. Raiz, cipó, telhas de madeira. um lugar sofisticadamente simples. Encantadoramente único. Visite Bonito-ms conheça O Taboa bar

Nossa Missão

“Encantar e satisfazer aos clientes, oferecendo experiências únicas para os sentidos… Com uma cachaça artesanal exclusiva, um bar que vibra no centro da cidade e uma fábrica cheia de magia”.

Nossa Visão

Ser uma marca reconhecida no Brasil por sua excelência no atendimento ao turista e pela qualidade de seus produtos. Visando crescimento, estabilidade e ponto de referencia de Bonito.

Nossos Valores

    Integridade;
•    Comprometimento;
•    Valorização Humana;
•    Superação de Resultados;
•    Melhoria contínua;
•    Inovação;
•    Sustentabilidade;
•    Lideranças Interativas;
•    Trabalho em Equipe;
•    Proatividade;

•    Qualidade;
•    Ética e Respeito;
•   Despertar a criatividade, a imaginação e os sonhos.

IMG_4803
IMG_4768

TABOA FABRICA

O local onde a bebida é produzida integra agora o roteiro cultural-turístico de Bonito. Mistura dos ingredientes, confecção das garrafas com fibra de Taboa, boutique com produtos exclusivos, além da história do bar e da bebida, conhecida em todo o Brasil, são atrações da visitação.

A porta de entrada da fábrica é uma réplica da primeira fachada do Taboa Bar.

Os visitantes poderão ver alambique com a cachaça que é feita em Campo Grande e segue para Bonito, onde recebe a mistura. “Aqui fazemos a mistura da bebida e também seu engarrafamento artesanal”, explica Andréa, que criou a bebida em 1996. “No inverno, um grupo de amigos ficava reunido no bar e eu comecei a misturar os ingredientes com a cachaça. A bebida foi ficando popular entre os conhecidos e logo começou a chamar a atenção dos turistas que passaram a tê-la como uma referência durante as visitas a Bonito”, lembra-se.

A combinação de sabores pode até parecer fácil de ser copiada na teoria, mas na prática, a única detentora da receita da Taboa é Andréa que supervisiona todas as garrafas que são produzidas. “Sempre fui muito interessada nesses assuntos de mistura de sabores, além da Taboa tradicional, temos a cachaça pura e com a guavira (fruto típico da região). Também estamos apostando em outros produtos como a mistura da cachaça com frutas tradicionais, dentre elas o pêssego, ameixa e abacaxi”, informa Andréa. Na fábrica, também há espaço reservado para o cultivo de ervas que são adicionadas à cachaça, como cravo, canela, alecrim, guaraná, enfim, ervas consideradas de encantamento pelos povos antigos.

Degustação

Os visitantes poderão degustar as bebidas durante o processo de fabricação. Na fábrica, a bebida passa pelo controle de qualidade num laboratório o qual os turistas poderão visualizar durante a visita, para depois descobrir como é feito o processo de engarrafamento da bebida. De forma artesanal, produzido com fibras da Taboa – uma planta também presente no cerrado brasileiro – o revestimento da garrafa, dá o toque especial ao produto. Todo o processo é feito por mão de obra local – o que gera oportunidade de emprego na cidade. “É um trabalho muito interessante porque as pessoas já identificam a bebida por conta da exclusividade da garrafa”, lembra Andréa. A planta Taboa é conhecida por ser depuradora de águas poluídas, o que também ajuda na preservação do meio-ambiente.

Histórico

A Taboa é registrada no Ministério da Agricultura e a única bebida que pode ser exportada de Mato Grosso do Sul para outros estados e até países. Inicialmente o nome não estava relacionado à planta da onde se extrai a fibra para o revestimento das garrafas da bebida, mas à fala dos amigos que começaram a beber a cachaça misturada por Andréa. “Sempre perguntava se a mistura estava boa, ‘tá boa ?’, e assim o nome nasceu naturalmente. Como em Bonito também temos planta, resolvemos agregar ainda mais identidade ao nome, escolhendo a fibra da planta Taboa para enfeitar as garrafas”, diz. Na fábrica, também poderão ser adquiridas garrafas exclusivas na boutique, com tamanhos (de 50 ml a 700 ml) e preços diferentes.

Serviço

A visitação à “Taboa – Fábrica de Encantos” é opção ofertada em todas as agências de turismo de Bonito. Os ingressos podem ser adquiridos nas agências de turismo ou diretamente no local do passeio (visitação durante o dia e a noite) incluindo a degustação de cachaças. Pode ser negociado a inclusão de caldos e drinks mais elaborados com a cachaça. No passeio noturno, acréscimo no valor a combinar com sua agencia ou diretamente no passeio. A fábrica está localizada a 700m do Taboa bar na Rua Filinto Muller, 937, Jardim América, Bonito (MS).

Mais informações:
fabrica.encantos@taboa.com.br
Telefone: (67) 3255-2556.